07 dezembro 2009

Tunísia e os Romanos - El Jem - Coliseu de Thysdrus

 
De todos os edifícios do Norte de África romano não há, contudo, muitas dúvidas quanto à escolha do mais notável. Localizado a cerca de 160Km a Sul de Túnis está uma das mais impressionantes edificações romanas de todo o império, que chegaram até aos nossos dias: o anfiteatro de El Djem da antiga cidade de Thysdrus.
 



Nenhum outro edifício do Norte de África pode igualar a grandiosidade deste recinto de espectáculos. Embora nunca tenha sido completado, aquilo que foi construído, em meados do século III, continua a ser um feito arquitectónico extraordinário. O seu estado de conservação é notável e as suas proporções inspiram respeito. Tem 150m de comprimento e 125 de largura, as bancadas elevam-se a mais de 35 metros de altura, para uma capacidade de 35.000 lugares, tendo em conta que a cidade tinha 30.000 habitantes. Como outros anfiteatros é inspirado no Coliseu de Roma tendo as suas estruturas sido assentes em arcos e subestruturas por baixo dos lugares dos espectadores.



O entretenimento que era oferecido, como em todos os anfiteatros romanos, era popular, fácil de entender e violento. O combate entre gladiadores era uma parte importante do espectáculo. A morte era frequentemente o resultado destes confrontos ou causada pelos ferimentos do combate ou por uma derrota que não era mortal. Neste último caso a multidão indicava a sua opinião sobre a coragem do derrotado durante a luta. depois da opinião da turba seria o cidadão romano mais importante a tomar a decisão. Mas o combate entre humanos era apenas uma parte do espectáculo. Também eram populares as lutas entre animais selvagens. Leopardos, leões, ursos, touros eram trazidos de toda a parte para lutarem entre si ou contra homens conhecidos como bestiários. Os criminosos eram muitas vezes enviados para a arena desarmados ao encontro de uma morte terrível e inevitável. Eram despedaçados e pisados perante dezenas de milhar de cidadãos que gritavam freneticamente perante o espectáculo sangrento. As idas ao anfiteatro eram muito popular para ricos e pobres uma vez que estes espectáculos eram financiados pelos poderosos das cidades já que eram necessários recursos enormes para conseguir organizar tais perseguições, matanças e combates em massa.

Sem comentários:

Enviar um comentário