Algumas destas fotografias foram tiradas para participar no projecto – Encontro – Encuentro, e com o tema A Vida na Raia, que se realizou-se no dia 28 de Novembro em San Vicente de Alcântara.
Um Concurso de Fotografia e de Pintura, para dar a conhecer a vida na raia, o olhar de vários "artistas" sobre as terras de cá e de lá da fronteira.
Durante todo o mês de Dezembro estarão expostos no Posto de Turismo de Marvão todos os trabalhos presentes no certame.
Durante todo o mês de Dezembro estarão expostos no Posto de Turismo de Marvão todos os trabalhos presentes no certame.
O meu olhar foi, antes de mais, rápido! fiz as fotos numa manhã, corri algumas aldeias da raia como os Galegos, Pitaranha, Fontañera e o Porto Roque e aquilo que vi foi a pouca vida que há na raia, a ruralidade a desertificação e o abandono.
O comércio que dinamizava algumas destas aldeias está de rastos, as portas estão fechadas em quase todos eles. O contrabando é também uma actividade que me lembro sempre que se fala na raia, mas nos nossos dias, a existir algum contrabando não é de café ou bananas como o de antigamente e certamente não é forma de sustento de muitas famílias na raia como o foi, o outro, outrora!
Percorri estas aldeias e a ideia com que fiquei, foi que aquilo que as fez desenvolver, noutros tempos, hoje já não faz sentido e por isso estão a morrer, infelizmente.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...
Sem comentários:
Enviar um comentário